quinta-feira, março 17, 2011

A consideração é que nem a consulta, só se tem quando as pessoas precisam...

A consideração é uma espécie de reconhecimento que as pessoas têm em relação a você e que você tem em relação aos outros. O ato de se ter consideração por alguém significa que você reconhece no outro a virtude, o esforço, a dedicação e mesmo que não tenha retorno da mesma forma, entende que é importante deixar claro que compreende isso na pessoa.

É interessante perceber que por mais desgastados que esteja alguns valores hoje em dia, o que talvez tenha maior espaço na mente das pessoas, é distinguir quem se considera e quem lhe considera. É como se você pudesse elencar aqueles com quem pode contar e que podem contar com você em uma relação de total reciprocidade. Porque considerar tem a ver com confiança, com apoio e com segurança. A confiança em saber que a pessoa não lhe julga, mas enxerga você como um ser humano.
O apoio para as circunstâncias que você vive porque entende que as conquistas e as mudanças acontecem e sempre precisam de alguma palavra amiga para lhe parabenizar ou dar uma "força". A segurança de poder errar e mesmo assim saber que a pessoa estará lá para lhe ajudar a enxergar o erro e também para abrir o caminho com você para a mudança. Consideração é isso, é reconhecer.

Não é todo mundo que tem consideração pelos outros, porque não é apenas uma questão de valores pessoais, pois vivemos num mundo muito competitivo. Cruzar a linha é muito fácil, em especial quando não há vantagens ou ganhos em retorno. É nesta hora que você percebe e entende quem tem consideração. Consideração e respeito são irmãos. Quando se há respeito, há consideração. Uma coisa traz a outra e é importante saber usar ambos com atitudes. A atitude de entender, de ouvir, de falar, de avaliar, de investigar e de perceber que as pessoas estão juntas e todos precisam uns dos outros, os amigos mais ainda.

Nunca se esqueça que você também tem de fazer a sua parte. Muito fácil esperar dos outros, mas na verdade o que importa é você ter consideração pelos outros, assim o caminho da reciprocidade se abre a sua frente. Mesmo nas situações mais adversas, nunca deixe de considerar os outros. Pense nos outros, como se fosse você. Assim você consegue entender e medir o que você fizer. Os seus valores como pessoa devem sempre falar mais alto. Nunca o contrário.
Recear isso é bobagem. Ninguém vai muito longe agindo sem consideração, porque não vem de dentro. Mas o melhor, a saber, é que algumas decisões são tão importantes no processo de crescimento que podem significar sofrer ou crescer. Saiba que os caminhos de grande sucesso são aqueles que valem pelas pessoas. Decida fazer valer o seu. Amigo é aquele que considera. Saiba considerar... seja amigo de verdade.

"Falar a verdade a quem não quer ouvi-la é não levar em consideração a outra pessoa, logo, é uma atividade do ego onde há busca de exposição, e não amor."

2 comentários:

  1. GOSTEI DO QUE VC ESCREVEU; PARABENS pelo bom gosto, I have been so grateful to read some words like this... (Eraldo Andrade)

    ResponderExcluir
  2. GOSTEI DO QUE VC ESCREVEU; PARABENS pelo bom gosto, I have been so grateful to read some words like this... (Eraldo Andrade)

    ResponderExcluir