quarta-feira, março 02, 2011

Aqueles que amamos nunca morrem, apenas partem antes de nós...

         Falar em perdas é falar em solidão, tristeza, desesperança, medo. Quando digo "perdas", não estou me referindo apenas aos que morrem, mas a todos que, de alguma forma, nos deixam prematuramente, antes que estejamos preparados.
         Na vida qualquer perda dói e parece que nunca estaremos realmente preparados para perder, qualquer sensação de perda é ruim. Não importa se é um amigo que se muda para longe, um namoro interrompido antes do tempo e até mesmo um ente querido que se vai, a sensação é sempre a mesma, um vazio... E por que isso? Por que sofremos tanto mesmo sabendo que estas perdas ou partidas inesperadas, são inerentes a vida e que, mesmo tentando, não podemos controlá-las?
       Sinceramente, não sei responder com precisão as perguntas que tanto me faço, mas o que me parece mais coerente é que nunca estaremos realmente prontos para nos acostumarmos com a falta dos que amamos. Por mais que saibamos que a qualquer instante eles nos faltarão, temos sempre a predisposição em acreditarmos que quem nos ama, nunca nos trairia, nos privando de seu afeto, carinho e amor.
Pois é, toda essa ilusão que gostamos de ter que será sempre "para sempre", é um mero engano. São justamente aqueles que amamos, que mais nos machucam de um modo geral, mas principalmente com suas partidas inesperadas. Quando isso acontece, esperamos apenas que o "tempo" amenize a dor e nos dê de volta o equilíbrio...
      O que fazer então? Não amarmos? Não nos permitirmos gostar de alguém pelo simples fato de que seremos, mais cedo ou mais tarde, deixados para trás na vida, entregues às nossas angústias e remorsos por não termos dito tudo ou feito o suficiente por eles?
Creio que não. Se há algo na vida que mais nos trás felicidade é sabermos que somos queridos e não seria honesto nos privarmos de tal sentimento por covardia.
Um amor de pai e mãe, o carinho de um amigo ou afeto de uma relação a dois, deve sempre se sobrepor ao medo da perda. Simplesmente por ela ser inevitável; o sentimento, não. Deve ser exercitado todos os dias de nossas vidas. É o sentimento que nos move, nos dá o chão para que possamos caminhar pela vida com a certeza de que, haja o que houver, teremos sempre alguém para contar, que nos apoiará mesmo nos momentos em que não tenhamos razão.
      Sabe, tenho pensado muito nisso. E isso aqui é apenas um desabafo. Hoje sonhei com meu pai e no sonho conversavamos sobre perdas e ele me confortava por ter partido, quando ele também não queria ir... Mas foi preciso, até mesmo para o aprendizado na minha vida e na vida da minha família.
E acredito que essa deve ser a maior lição deixada pelos que partem sem nos avisar: Nos lembrar sempre que devemos curtir aqueles que amamos com a intensidade proporcional a brevidade de uma vida. Porque, quando nos faltarem, saberemos que amamos e fomos amados, que demos e recebemos todo o carinho esperado, que construímos um sentimento que nenhuma perda poderá apagar. Este sentimento transcede o espaço e o tempo, não se limita ao contato físico. É um amor de alma, de essência. E isso fica, não morre. Torna-se parte de nós, nos confortando nos dias difícies, sendo cúmplices de nossas vitórias pessoais, ajudando até em nossa conduta, nos fazendo sentir eternamente amados.
       E o que eu penso agora é que me perdoem os físicos, mas, neste caso, acredito SIM que dois corpos podem ocupar o mesmo lugar no espaço. Basta permitirmos sentir a presença dos que amamos dentro de nós, como se fossem parte de nossa alma, e assim, seremos inteiros.
É isso que tenho levado comigo, é nisso que me agarro com força para compreender melhor certos momentos, que realmente são tão difícies. E sabe, meu pai me ensinou muita coisa em vida, mas nos amamos tanto, que ele continua comigo e isso é tão forte que continuo aprendendo, só que hoje, tudo vem em sonhos e se eternizam em sentimentos.

       Enfim... Aqui finalizo com parte de outro alguém, que não está perto de mim fisicamente, mas caminha comigo sempre e também me dá muita força com uma simples letra e melodia:

"O tempo faz tudo valer a pena, e nem o erro é desperdício. Tudo cresce e o início, deixa de ser início, e vai chegando ao meio... Aí começo a pensar que nada tem fim... QUE NADA TEM FIM." AC.

8 comentários:

  1. ..."Já passei por essa dor e fiquei emocionada ao ler seu post"...

    Parabéns Érika.

    Essa dor,esse vazio,essa saudade,esse buraco no peito,não passa nunca,alivia,mais nada e nunca mais nos deixa.

    Que Deus a abençoe.Beijão.

    ResponderExcluir
  2. ah amiga.. nem sei o que dizer pra vc em uma situação dessas, só que estou aqui , ao seu lado.. SEMPRE!

    ResponderExcluir
  3. Nossa minha querida sei oq sente como filha, pois o mesmo já passei. Você sabe que sempre que precisar estarei aqui tá bom, tenho vcs como minha familia, conte comigo sempe.
    bjssss

    ResponderExcluir
  4. Rara são as pessoas que compreendem realmente o mundo em que vivemos, as vezes perdemos algo ou alguém e ficamos a perguntar o pq disso e daquilo. Passei por isso quando eu tinha 11 anos e sei o quanto é difícil...as vezes fico a me questionar pq nunca sonhei com o meu pai e nunca encontrei uma resposta. Mas como tudo tem a hora certa para acontecer fico a esperar esse tão sonhado encontro. Bjus e fica em Paz.

    ResponderExcluir
  5. passei por essa dor ontem perdi minha mae
    olha estou perdido sem chão semm crença em nada
    sou casado tenho dois filhos mas estou sem vontade de viver pois ela era tudo pra min o que eu faco pra continuar minha vida se souber por favor me ajude obrigado

    ResponderExcluir
  6. Lindo post,perdi meu pai e to sem chão,falou tudo...
    Pri Duarte.

    ResponderExcluir
  7. erika tambem perdi o meu pai , tinha 11 anos , e de maneira muito tragica , hoje estou muito deprimida por que isso me veio a memoria , penso que por que estou sonhando com ele com maior frequencia ultimamente. Mas temos que ter força e pedir a Deus que nos ajude e receba nossos pais junto dele no paraiso.. muita força para voce..

    ResponderExcluir