domingo, dezembro 27, 2009

O Poder da Palavra

Quantas vezes já não falamos a alguém algo que não veio do coração?
Que era só para "fazer" um momento, e acabamos dando esperanças?
No fundo ainda não sabemos o poder que as palavras possuem sobre nossas vidas.
Palavras podem reconstruir uma vida, como também podem destruí-la...
Quantas vezes nós, já não ferimos pessoas ao qual amamos, com palavras amargas, frias?
Se formos contar, com certeza perderíamos as contas...

O ser humano tem mania de falar sem pensar, ou na raiva soltar todos os ressentimentos guardados muitas vezes há anos...
Temos que parar um pouco para pensar... Será que vale à pena agirmos desta maneira?
Será que um momento vale muito mais que uma vida?
Quantas vezes por dia, falamos ao próximo, palavras de apoio, carinho, amor?
Quantas vezes falamos o quanto eles são importantes em nossa vida, o quanto sentimos sua falta quando não estão presentes?
Talvez nenhuma, talvez uma vez... Muito pouco... As palavras têm um grande poder, elas podem deixar uma pessoa que está triste, alegre...
Já parou para pensar nisso? Quantas vezes nós não estávamos tristes, e alguém se aproximou e nos falou palavras de ânimo que nos levantaram?
Um dia com certeza isso já aconteceu com você...
Que tal começarmos a usar as palavras para trazer alegria às pessoas que estão ao nosso redor?
Ajudando-as, confortando-as, fazendo-as sorrir!
Podemos torná-las felizes, diferentes, especiais...
Eu acho muito importante esse poder que a palavra tem...
Nos meus momentos de fraqueza, são as sábias palavras que me ajudam os poemas e poesias de pessoas, que possuem esse dom, de transmitir o poder da palavra numa "cura" para o sofrimento atual.

Portanto, antes de falar ou escrever alguma coisa, pense no "poder" que essa palavra tem, e na conseqüência que ela terá.
Ela pode fazer alguém sorrir, ou chorar. Pode ser um sorriso sem jeito, ou um sorriso de prazer, aquele que realmente transparece felicidade.
Como também no choro, pode ser de emoção, aquele que você chega a pensar, "como essa pessoa conseguiu saber disso?", ou simplesmente que você lê e se sente leve, calmo, e volta a sua realidade carregando aquelas palavras que te fez bem..

Palavras são lições, que ensinam à todo momento;
Palavras são sentimentos, que transbordam quando precisamos aliviar a tensão;
Palavras fazem bem ao nosso coração.
Palavras são simples, fortes e objetivas..
Palavras ajudam, e nos levam de volta a outras vidas.
Palavras são palavras, e nada mais.
Precisamos dela, e isso é o que nos faz,
Sentir a fome de lê-las cada dia mais.

6 comentários:

  1. Indiscutível o peso e impacto das palavras, quando proferidas de maneira inoportuna...
    Porém, também não seria correto, havendo liberdade e bom senso, deixar de criticar, admoestar, orientar aqueles aos quais queremos bem. Creio que como em todos os aspectos do devir humano, o bom senso torna-se necessário como palavra de ordem, limitando-nos arroubos desnecessários e omissões prejudiciais.
    Algo que particularmente me chamou atenção, Érika, foi à questão daquilo que deixamos de dizer... Assim como deixamos de adotar essa ou aquela postura diante de um determinado fato ou de tomarmos uma atitude, muitas vezes aos nossos olhos taxada de intempestiva, e depois lamentamos não os não feitos, também deixarmos de falar a outrem o quanto o amamos pode ser motivo de arrependimento futuro, principalmente se não virmos mais àquela pessoa. Acumular na vida muitos “e se...” pode gerar frustrações irreparáveis.
    Profundo, confidencial, confidente, bonito e direto. Assim adjetivo seu texto. Sua juventude contrasta com as suas preocupações muitas, implícitas nas entrelinhas...
    Talvez um leitor desavisado ou desatento não as perceba. Mas li com os olhos da alma e escrevi o que me falou o coração.
    Amigos dizem “eu te amo...” Eu te amo!

    ResponderExcluir
  2. Nossa amiga lindo o que vc escreveu!! e digo por experiência própria o quanto uma palavra dita no calor de uma briga ou algo parecido machuca e as "desculpas" não curam tão facilmente...palavras são ditas e não podem ser apagadas...por isso concordo com vc! precisamos pensar mais antes de falar...
    e sobre falar coisas boas, é pura verdade quando vc diz q as pessoas não tem o habito de falar coisas boas, elogios, palavras de força, de carinho...hj em dia as pessoas só sabem criticar e na hora de reconhecer e dizer um parabéns, obrigada, vc está linda, ficam com vergonha...chega a ser estranho isso mas é mais facil p as pessoas criticar de forma ruim do q elogiar!

    Bom, diante de tudo o que vc disse só me resta dizer: te adoro, te amo, vc é mt especial e merece ouvir de muita gente o qt vc é querida e fofa!!! :P

    bjssss amiga! adoreeeeeiiii seu texto!! de verdade...

    ResponderExcluir
  3. Muito lindo tudo isso que você escreveu!!

    Os pequenos conflitos se iniciam muitas vezes pela "falta de comunicação" entre as pessoas. Uma palavra dita numa hora erra, ou uma palavra que nunca deveria ser dita em hora nenhuma.
    Quase perdi a pessoa mais importante na minha vida, por causa de uma palavra que não deveria ser dita =//

    E além disso tudo que você disse, precisamos escolher: a palavra falada com arrogância e a palavra falada com humildade! (Eu fico com a segunda opção) ;)

    Parabéns pelo texto!!

    ResponderExcluir
  4. a cada dia você me surpreende ainda mais com as coisas que você escreve. realmente não damos valor a essas simples palavras que poderiamos fazer o dia de uma pessoa que amamos um pouco mais feliz! e as palavras que são ditas em momentos de raiva são lembradas e faladas com muito mais frequencia! com certeza deveriamos pensar bem mais antes de dizer alguma coisa que possa magoar alguém, ainda mas quando essa pessoa é alguém que amamos.

    ameiii o que você escreveu priima!

    ResponderExcluir
  5. O poder da sua palavra eu conheço e como conheço. Por isso confio no que você fala. tudo que me desejou em 2009 aconteceu. VALEU MUITO AMOR. e quero meu depoimento de novo

    ResponderExcluir
  6. Erika

    O poder da palavra realmente edifica e destrói qualquer pessoa.
    O que devemos ficar atentos é para não falarmos sem a devida reflexão, pois muitas vezes magoamos uma pessoa querida pelo calor do momento e situação e quando o tempo passa descobrimos que na verdade a pessoa não merecia...
    Parabéns pelo blog... Vc é uma marrentona Talentosa....

    ResponderExcluir